quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

C-EVO Tela das Cidades

Agora vamos tratar de um assunto crucial: suas cidades. Elas são a chave do seu sucesso. Nelas você terá recursos para manter suas unidades (militares ou civis), incrementar a pesquisa, e obter dinheiro. Lembre-se que as unidades (assim como as construções) têm um custo de manutenção por turno. Um settler custará um escudo e um alimento por turno. Imagine que você tenha 2 settlers e 3 soldados sustentados por sua capital. Somente a sua manutenção irá consumir 5 escudos e 2 alimentos. Isso sem falar na alimentação dos cidadãos da cidade e nos escudos para manter certos prédios. Vamos supor que essa cidade esteja produzindo 10 escudos por turno - sem corrupção. Você terá apenas 5 escudos restantes para produzir uma muralha ou um celeiro.
Sem cidades grandes e ricas você não terá unidades suportadas e nem tecnologia para desenvolver seu império. É o caminho para a derrota. Mais pra frente vou falar sobre a melhor forma de fazer as cidades crescerem. Agora vamos ver a tela de uma cidade (clique nela e use shift+clique para ter informações sobre qualquer unidade ou construção).
Você terá algo parecido com isso:

1- Os quadrados mais claros mostram a área utilizada pela cidade. Nela serão explorados os recursos existentes. Tanto em terra quanto no mar.
2- Mostra o número de cidadãos "desocupados" e que serão usados no controle para diminuir a insatisfação e uma possível revolta.
3- Aqui você tem informações sobre a saúde do povo, a moral e controle exercido. Dificilmente haverá problemas nessa parte. Ao contrário de Freeciv, a insatisfação é incomum em C-Evo.
4- Nessa parte você tem a quantidade de alimentos, o consumo e o excesso (surplus). Também mostra se o celeiro está sendo preenchido. Assim que o celeiro lotar você terá um novo cidadão. Se, ao contrário, houver falta de comida (lack) você poderá perder um habitante. No botão 9 você poderá gerenciar a produção de acordo com seu objetivo e necessidade. Caso haja excesso de comida e você precise de mais escudos, pode alterar o "maximize growth" para "maximize production".
5- Aqui você tem a produção de material (escudos) e seu uso. No exemplo está sendo construída uma Biblioteca com 7 escudos por turno até alcançar os 80 necessários.
6- Nesse local você tem a figura do que está sendo construído e no saco de dinheiro (logo acima) você pode usar sua grana para completar a produção caso deseje. Tenha cuidado ao comprar construções. Sempre pode haver uma necessidade mais urgente (militar) e você pode estar sem dinheiro então.
7- Aqui você tem um mini mapa da cidade, as construções já existentes e as unidades presentes e suportadas.
8- Os números de comércio e pesquisa que a cidade gera. Assim como o que se perde com a corrupção. Lembre que após terminar a biblioteca a pesquisa (research) será incrementada nesta cidade. Assim como, se construir um tribunal (courthouse) a corrupção será reduzida.
9- Esse botão serve para você definir a prioridade da cidade. Se quer incrementar o crescimento, a produção de material ou a pesquisa. No início do jogo é recomendável que se priorize o crescimento. Imagine que sua cidade está em tamanho 8 e você ainda não tem tecnologia para construir um Aqueduto. E você tem excesso de comida. É melhor mudar o comando para aumentar a produção neste caso. Ou então produzir um settler. A produção de settlers irá tomar 2 habitantes da cidade. Por isso nunca construa settlers em cidades menores que 4.

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Nos comentários o Raphael pergunta como fundar novas cidades e expandir o império. Mova seu settler uns 4 quadros (tile) além de sua primeira cidade. Agora ordene que ele funde nova cidade (settle down). Veja o menu de baixo com as ordens possíveis para cada unidade. O trabalho irá levar uns 2 ou 3 turnos. Assim que possível produza novos settlers em sua cidade anterior. Mais pra frente irei explicar melhor as funções dos settlers. Para expandir... Isso também vou explicar mais pra frente. É bem complexo e você terá que entender vários mecanismos no jogo.

2 comentários:

  1. É importante contruir courthouse em toda as cidades para que elas possam desenvolver pesquisas.

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  2. Linykeer, na verdade a Courthouse é pra combater a corrupção e desperdício. Pras pesquisas você deve construir Biblioteca, Universidades, Laboratórios de pesquisa...

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