segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

C-EVO Movimento das Unidades

Todas as unidades (civis ou militares) possuem uma quantidade máxima de movimentos (MP - moviment points) por turno. Normalmente eles podem se mover apenas 1 quadrado (tile) por turno. Uma exceção é o engenheiro, que possue 3 MP. É claro que não estou levando em conta a existência de estradas e ferrovia neste solo. Mas outro fator que afeta o movimento das unidades é o tipo de solo. As montanhas ou os pântanos irão consumir mais MP para serem atravessados. Da mesma forma que as planíces, pradarias e tundra irão exigir menos MP.
No caso de unidades civis não há muito a fazer para mudar isso. Somente construir estradas e ferrovias. Os MP são usados na construção que seus settlers e engenheiros estão fazendo. Por exemplo, o engenheiro possue 3 MP por turno e vai realizar uma obra que custa 12 MP. Ele irá terminar o trabalho em 4 turnos. Já as unidades militares podem ter mais MP ao se configurar o Unit Design. Você pode usar 1 ou 2 pesos para que sua unidade tenha mais MP. Se bem que isso irá representar menos pesos para se usar em ataque e defesa. No início do jogo, caso deseje, pode-se criar uma unidade rápida, para vasculhar o mapa e até um ataque se encontrar um inimigo mais fraco. Se bem que isso é dispensável na minha opinião. Existem outras formas para fazer isso e é melhor criar unidades militares fortes, mesmo que mais lentas. Lembre que o foco inicial é mais defensivo. Você precisa primeiro defender suas cidades. Mais pra frente, quando tiver muitos pesos para usar nas unidades, é bom ter um avião com velocidade dupla.

Mas, já que estamos construindo unidades com poucos MP, temos que tomar cuidado ao posicionar as unidades no mapa. A sua movimentação será lenta e você deve ter cuidado para não ser atacado de surpresa por unidades inimigas. Lembre que montanhas, colinas e florestas lhe darão pontos extras ao atacar ou se defender. Mas esse assunto fica pra um outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use o comentário para dar sua opinião, fazer perguntas ou deixar uma sugestão. Obrigado.