quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

C-EVO Entendendo as IAs

Oi. Acho que a maior dúvida de todos que entram neste blog é sobre como crescer e ganhar o jogo. Não existe uma resposta fácil ou uma fórmula mágica. O ponto fundamental é o equilíbrio. Não adianta focar somente em supremacia militar, em pesquisa ou em cidades grandes. É preciso cuidar de todos os aspectos pois eles estão interligados. Uma pesquisa avançada irá abrir possibilidades de cidades maiores e unidades militares mais fortes. Cidades grandes irão suportar as unidades e produzir mais unidades. Unidades militares fortes irão garantir seu império e permiter que ataque os outros. Só assim você poderá vencer.
Eu já joguei C-Evo várias vezes. Perdi a primeira partida, obviamente. Uma outra fui muito focado em expandir novas cidades e acabei deixando elas desguarnecidas. E um inimigo começou a capturar as cidades. Este jogo ainda tenho salvo e talvez tente consertar o erro. Todas as outras partidas eu consegui vencer. Basta entender os conceitos do jogo, o comportamento dos inimigos (IAs) e equilibrar as ações.
Normalmente eu jogo contra 4 IAs e tenho uma teoria para explicar o comportamento de cada uma:
1- Primeiro oponente. Esse costuma ser o guerreiro. Vai te atacar logo que encontrar suas cidades. Não há possibilidade de diálogo ou diplomacia com ele. Se ele não dominar suas cidades no começo do jogo irá pesquisar a Teologia e depois o Fundamentalismo. No Fundamentalismo a pesquisa é reduzida, não há corrupção e o custo das unidades é zero. Então ele irá se concentrar em produzir mais e mais unidades e lhe atacar massivamente. Tente suportar o ataque inicial e pesquisar unidades mais fortes. Logo as unidades dele serão batidas com facilidade e você poderá atacar suas cidades.
2- O segundo é mediano. Ele fará um acordo de paz e irá manter um diálogo sempre querendo trocar tecnologias não-militares por suas militares. Não aceite. Ele irá fundar um pouco mais de cidades e investir mais em pesquisa se comparado com o primeiro. Mas logo irá mudar o governo para Fundamentalismo e adotar a mesma estratégia de ataques massivos. Esse irá dar mais trabalho para ser derrotado.
3- O terceiro é o tecnológico. Esse vai lhe propor cessar-fogo e talvez uma aliança. Ele se concentra mais em descobrir novas tecnologias. Você ficará assustado com tantas tecnologias que ele possue em tão pouco tempo. Mas ele provavelmente mudou a taxação de impostos (para menos) e concentrou seus recursos em pesquisa. Tenha calma. Use edificações adequadas (bibliotecas, universidades, laboratórios) e o Colégio de Newton (com a Monarquia) para ultrapassá-lo.
4- O distante. Esse, até por estar numa posição mais distante no mapa, você só deve encontrar mais pro meio do jogo. Ele terá mais cidades que os anteriores e um desenvolvimento mediano. Talvez aceite um acordo de paz mas ele ficará desconfortável se você crescer muito e acabará lhe declarando guerra.

Basicamente é isso. Se você usar a mesma estratégia que as IAS, militarista por exemplo, uma outra irá lhe vencer por ter mais pesquisa ou mais produção. Entenda que o melhor caminho é a moderação.

Um comentário:

  1. Explique então cada tipo de IA disponivel no site

    ex:
    KIAI
    Artificial Stupidy AI
    CivSeed
    SETI

    Eu particularmente vejo severas mudanças de atitudes AI contra mim, pois minhas cidades sempre estão todas desguarnecidas e até o CivSeed (Europeu em minha configuração, não faz aliança com ninguem) não toma a cidade quando está vazia, e as configurações em que mexi foram as de tecnologia, nome dos AI's e principalmente colonização e expansionismo militar e economico. Praticamente um Ai Perfeito! Até o tipo de AI guerreiro não toma minhas cidades vazias, sinto uma certa atitude humana nesses AI's pois é como se eles tivessem "medo" e quando eu os declaro guerra, ficam toda hora pedindo paz.

    ResponderExcluir

Use o comentário para dar sua opinião, fazer perguntas ou deixar uma sugestão. Obrigado.