quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

C-EVO Diplomacia

Um dos principais defeitos em C-Evo é a diplomacia. Isso jogando com a IA padrão. Quase não há nada para se negociar. O oponente "guerreiro" irá logo partir para o ataque. O segundo, mediano, fará um acordo de paz e logo após irá romper e se voltar aos ataques. O terceiro, científico, irá sempre tentar trocar tecnologias que somente o beneficiam. Irá oferecer, por exemplo, trade em troca de gunpowder (pólvora). Se alguém for estúpido o suficiente para aceitar essas trocas é bom se cuidar pois irá sofrer com unidades inimigas cada vez mais fortes. Lembre-se que as alianças não são eternas. E o objetivo de todas as IAs é conquistar o seu império.
Uma boa estratégia é tomar a dianteira nas negociações. Fique atento aos movimentos dos oponentes e acabará por descobrir quando pretendem romper um acordo e partir pra guerra. Existe um truque que permite ver o que eles estão fazendo mas isso fica mais pra frente. Ainda mais que não gosto muito de usar este tipo de expedientes.
Uma dica importante é usar a opção "save" para evitar ser surpreendido por ataques repentinos. Se isso acontecer, salve o jogo e abra novamente recuando uns 3 ou 5 turnos. Muitas vezes isso me ajudou a evitar a captura de alguma cidade minha. Se nem voltando 5 turnos (o jogo permite recuar até 50) você consegue rearrumar suas tropas é sinal que está jogando errado e a derrota se aproxima.
Outro detalhe: ao encontrar um oponente pela primeira vez surge aquele aviso de "agora temos contato com tal civilização". Muito bem, normalmente o oponente irá tentar um contato diplomático. Se ele não fizer, tente você. Caso ele não aceite conversar é sinal que irá atacar no próximo turno. Fique atento.
De resto não há mais nada em diplomacia. Estou até pensando em sugerir ao Steffen que abra novas opções de acordos numa próxima atualização. Algo como um cessar-fogo em troca de algum recurso mineral importante; aqueles que permitem construir a nave espacial. Ou então um acordo no estilo "rendição militar". Neste caso eu pouparia a invasão ao inimigo e ele ficaria impedido de construir qualquer unidade militar no período. Acho que coisas assim tornariam a diplomacia mais interessante.

7 comentários:

  1. eu ñ mi do muito bem nesse jogo mais eu gosto mesmo assim eu tento conquistar territorios e etc

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de c-evo mas algumas coisas são complicadas,e algumas coisas irritam a gente.Esse negócio de diplomacia me deixa doido principalmente porque eu não entendo nada de fazer alianças com as nações.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo que você escreveu, mas já me aconteceu algo estranho. Em uma partida, escolhi a civilização britânica. Minha forma de governo era o fundamentalismo,porém, eu era muito mais avançado que os outros que eram república. Meus vizinhos eram a China, Persia, Romanos e Alemães. A Alemanha se tornou fundamentalista e atacou o Irã ao mesmo tempo que a China também se tornou fundamentalista e atacou a Alemanha. Nesse mesmo período, os Gregos atacavam a China e eu. Perdi uma cidade para a Persia que foi dominada pelos Romanos e perdi uma para os Gregos que foram derrotados pelos Chineses. A China dominou a Alemanha e a Persia, porém, não lutei para recuperar minha cidade(que era industrializada). Os Romanos me declaram guerra e perderam. A parte estranha foi o fato de a China não me atacar, e além disso, se tornou Democracia para construir a Nave Espacial. Eu já tinha dominado todo o restante do mundo, inclusive os Gregos que tinham o templo de Zeus. Acabei por me tornar aliado da China e construi a Nave.

    ResponderExcluir
  4. Eu jogo c-evo há pouco tempo mas já entendo algumas coisas. Mas eu não sei como começar uma negociação com uma nação. São sempre elas que me procuram. Há como eu procurá-las?

    ResponderExcluir
  5. Boris, você deve já ter avistado alguma unidade da nação. Feito isto basta clicar no palácio (no rodapé) e escolher diplomacia. No menu de diplomacia você seleciona a nação e envia a mensagem.

    ResponderExcluir
  6. A Diplomacia no C-Evo tambem não é lá um bicho de 7 cabeças, eu re-editei os váriosos numeros de AI's por cada continente do mundo e configurei para tipo "copiarem" as formas de diplomacia que um humano faria, por exemplo, o SETI AI eu renomeei para Sul-Americano, Civilization Seed para Europeu, Crystal AI (modifiquei-o e o deixei o cara "perfeito") é Norte-Americano e etc...

    Mas quando eu jogava contra os Standart AI eu só atacava depois da produção em massa, quando eu tivesse aviões, já que o uso de barracks deixava meus soldados bem treinados contra Dragoons e Horsemens.

    Gostaria de dialogar mais com os usuarios do site...

    ResponderExcluir

Use o comentário para dar sua opinião, fazer perguntas ou deixar uma sugestão. Obrigado.