quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

C-EVO Qual Prédio Construir

Umas das dúvidas mais frequentes em C-Evo é sobre qual prédio (ou unidade) construir em suas cidades. Não há uma fórmula fixa e mágica para isso. Tudo vai depender de seus objetivos e das necessidades. E da presença de inimigos próximos também. Vamos partir do princípio: você precisa de uma unidade militar para defender a cidade. Feito isso é bom ter uma muralha. Caso tenha construído a Great Wall naquele continente dá pra pular essa etapa e construir um Town Hall. Daí pra frente é bom ter o marketplace (mercado) e granary (celeiro). Neste ponto a sua cidade já deve ter um tamanho que permita produzir um settler ou engenheiro. Ele será útil para trabalhar o terreno da cidade e fundar outra mais tarde. Em sequência pode-se pensar num harbor (porto) caso a cidade seja costeira. Ou então numa biblioteca. Caso sua cidade esteja longe da capital e sofrendo com a corrupção é caso de se construir uma courthouse (tribunal) na sequência. Ou um banco. Ou ainda criar uma nova unidade militar para reforçar a defesa ou avançar pelo território. Quando a cidade estiver com 8 habitantes é fundamental se construir um aqueduto para permitir seu crescimento.
Após isso as construções vão depender muito das tecnologias que você estiver pesquisando. Pensando numa sequência lógica é bom ter fábricas, plataforma marítima (se for uma cidade costeira), supermercado, sewer system, universidade, manufacturing plant, recycling center, research lab, superhighways...
Notem que não citei aqui as construções especiais (como algae plant, stock exchange) ou as maravilhas. Estas construções só podem ser construídas em uma única cidade e são obras excepcionais. Mas quase todas tem a sua importância e devem ser construídas no momento adequado.
No caso de unidades civis e militares a produção deve se basear na possibilidade de manter a unidade. Não adianta produzir muitos engenheiros se a cidade de origem não tiver alimentos suficientes para manter as unidades. Daí elas serão perdidas. De modo geral dá pra se dizer que:
- uma cidade média (entre 8/12 cidadãos) consegue suportar 2 engenheiros e uns 3 ou 4 soldados.
- uma cidade grande (acima de 20 cidadãos) consegue suportar 3 engenheiros e até 8 soldados.
Isso num cálculo grosseiro.
Agora chega alguém e me pergunta se não faço barracks, templos, teatros, catedrais e coisas assim. Olha... Barracks até tem uma certa utilidade mas o seu custoXbenefício não compensa tanto. No início do jogo eu tento pesquisar rapidamente a pólvora e produzir unidades militares mais fortes que os oponentes. Isso torna as barracks menos importantes. Ainda mais quando tenho a Sun Tzu Academy. Mais pro final do jogo, tendo marines, aviões e navios de guerra as barracks são totalmente desprezíveis. Minhas unidades militares já são MUITO mais fortes que as dos inimigos.
Os templos eu até faço, mas só depois de ter as construções mais importantes terminadas. É só um luxo. Teatros, catedrais e coliseu nem pensar. Só iriam aumentar as despesas. Aeroportos também são desprezados por mim. Dificilmente terão alguma utilidade prática.
Mas e as usinas hidrelétricas ou nucleares? Também não costumo fazer. Uma Hoover Dam sozinha vale por várias usinas. E sem custo de manutenção.
Depois disto a cidade só executa uma função: trade goods. Toda sua produção será convertida em dinheiro para meus cofres. Vejam a tela abaixo: essa cidade gera 239 moedas por turno.

E esse dinheiro será usado nas novas cidades e para agilizar a produção dos componentes espaciais. Mas isso fica pro próximo post.

Um comentário:

  1. valeu pela dica mas to jogando desde do meus 10 anos e soto entendendo esse jogo agora faço o seguinte quando começo um jogo novo na ordem militia,baraks,temple,mercek,library,harbor e city halls sera q ta certo pq só perco kkkk e no construo mais nada me ajudem!

    ResponderExcluir

Use o comentário para dar sua opinião, fazer perguntas ou deixar uma sugestão. Obrigado.