sábado, 7 de fevereiro de 2009

C-EVO Estratégias

Olá pessoal. Uma das coisas mais discutidas e discutíveis em C-Evo é a estratégia no jogo. Uns preferem uma tática mais ofensiva enquanto outros (inclusive eu) preferem uma mais defensiva. Quem está certo? Ninguém. Tudo é uma forma de comportamento e enfrentamento das situações. Outro dia mesmo baixei uns arquivos do Retudin (no site do C-Evo, seção files) e ele abordava vários aspectos do jogo. Numa parte dos arquivos (em Word) ele fala sobre gerenciamento de cidades, produção e coisas do tipo, em outra mostra táticas militares. Na forma mais ofensiva ele demonstra como atacar desde o início do contato com os oponentes.
Eu discordo da ideia de enfrentamento inicial. E tenho bons motivos para isso:
- A primeira coisa que devemos observar é que não se vence o jogo derrotando todos os oponentes. É preciso construir a nave espacial.
- Outra coisa é o tamanho do mapa e a distância até as cidades do seu oponente. Atacar um inimigo distante e capturar cidades longínquas no início do jogo pode ser mais prejudicial que vantajoso.
- O custo da várias unidades militares. Sabemos que as finanças costumam ser apertadas no início do jogo. Produzir e sustentar vários soldados na fase inicial é bem difícil.
- A construção dessas unidades militares irá tomar o lugar da produção de outros edifícios em suas cidades. Você estará produzindo soldados em vez de bibliotecas, aquedutos ou bancos.
- Sem esquecer que repor um soldado (ou vários) perdido numa batalha irá levar muitos turnos. Bem diferente da fase final do jogo quando a produção em massa lhe permite produzir um marine ou avião em 1 ou 2 turnos.
- Você pode perder soldados, tempo e produção para derrotar um oponente e, quando vai ver, nenhuma das cidades capturadas poderá produzir algum dos componentes espaciais no futuro. Valeu o esforço?

E, mais uma coisa: derrotar os inimigos no início do jogo pode tornar a parte final extremamente sonolenta. Você pode ficar turnos e turnos olhando a tela do computador e esperando completar a nave.

Por outro lado, numa situação diferente, pode ser interessante enfrentar um inimigo e capturar suas cidades. Já aconteceu comigo. Eu jogava com os alemães e dividia um continente com eles. E havia um acordo de paz entre nós. Uma pequena faixa de terra ligava este continente a outro onde estavam os chineses. Logo no primeiro contato os chineses não aceitaram conversar. Não tive dúvidas, arrumei uns soldados (infantaria) com um bom poderio e conquistei suas 4 ou 5 cidades. Facilmente.
Nos próximos posts vou mostrar essa campanha que joguei com os alemães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use o comentário para dar sua opinião, fazer perguntas ou deixar uma sugestão. Obrigado.