terça-feira, 29 de dezembro de 2009

C-EVO Passo a Passo

Eu já estava pensando em fazer um super tutorial, passo a passo, para tirar todas as dúvidas dos iniciantes no jogo. Quem joga no nível médio pra cima não precisa tanto dessa ajuda. E vendo os comentários e pedidos de alguns leitores resolvi iniciar esse super guia. Vou tentar abordar todos os pontos do jogo. Mas, por favor, leia deste ponto para cima (posts mais novos). De outra forma ficará confuso.
A primeira regra é entender que tudo conta neste jogo de estratégia, não basta focar num só ponto. Outra dia mesmo fui jogar uma partida e fiquei de olho num inimigo. Forcei muito em construir cidades e... De repente apareceu um chinês e me tomou 2 cidades meio desguarnecidas.
Vamos lá, abra o jogo e escolha a opção beginner (iniciante), afinal esse é o nível dos novatos mesmo. Escolha 3 ou 4 adversários. Na aba mapa escolha um tamanho de 150% e uns 45% ou 50% de terra. Se escolher um mapa menor o jogo será mais rápido mas o contato com os inimigos começará cedo.
Ok, inicie o jogo. Já falei antes sobre os painéis de menus e os comandos para as unidades. Caso não saiba isso é melhor ler os primeiros posts do blog. Ainda no 1º turno do jogo vá na tela da sua capital (clicando nela) e mude a construção, de Town Guard para guerreiro. O motivo eu já falei antes. Agora vá na tela de administração (ícone do palácio) e abra a aba Tax (impostos). Baixe a taxação para 10%. Isso vai levar o investimento em tecnologia para 90%. É claro que assim você terá poucos recursos financeiros, mas isso é importante para avançar em tecnologia. Mais pra frente vou ensinar como levantar uma grana extra.
Coloque seu primeiro settler para irrigar os campos ou construir estradas em florestas. Na parte de pesquisa escolha as mais simples para começar: warrior code, cavalaria, roda, bronze, cerimonial burial, monoteísmo e daí a monarquia. Então é hora de sair do despotismo. Essa é a minha sequência habitual de pesquisas iniciais.
Em poucos turnos o seu 1º guerreiro estará pronto. Coloque-o para investigar o terreno próximo e produza outro na capital. Terminado o 2º guerreiro mande-o investigar o terreno também. Pode ficar tranquilo que os inimigos ainda estão longe. Na sua capital ainda não há muito para se construir. Marque Trade Goods para fazer um dinheiro extra e mande o seu settler construir sua segunda cidade nas proximidades. Mas escolha bem o terreno. Alagados ou terras montanhosas irão prejudicar o crescimento da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use o comentário para dar sua opinião, fazer perguntas ou deixar uma sugestão. Obrigado.