terça-feira, 29 de dezembro de 2009

C-EVO Passo a Passo 5

Outro assunto importante é avaliar a sua estratégia no jogo. Você precisa saber quem são seus potenciais inimigos, o que andam fazendo, a tecnologia que possuem, suas unidades militares, suas cidades, etc... Quase tudo isso pode ser visto pelo menu do palácio e suas abas. Também lembre-se que você só vence se construir a nave espacial e precisa dos minerais especiais. E esses minerais quase sempre estão nos pólos, nas dead lands, e em territórios inimigos. Vamos imaginar que você já tem o cobalto em uma de suas cidades, não precisa perder séculos brigando com um inimigo que só tem o mesmo mineral. Busque os que lhe faltam.
Quando você entrar na tela de diplomacia veja as tecnologias que seus inimigos detêm. Quase sempre eles buscam alcançar a teologia e o fundamentalismo. Quando eles chegam neste ponto, tenha certeza, irão produzir dezenas de soldados, romper o acordo de paz e lhe declarar guerra. Já fique prevenido.
Dependendo do mapa você pode usar alguns soldados para bloquear o caminho deles e dificultar sua ofensiva militar. Eu disse dificultar, não impedir. Uma coisa habitual desses fundamentalistas é usar alguns cavaleiros iniciais para vasculhar o mapa. Até encontrar suas cidades. Então eles oferecem um acordo de paz e ficam com os soldados ali, investigando a posição de suas cidades. Quando lhe declaram guerra já sabem o seu ponto vulnerável e irão atacar justamente ali. Quase sempre focam numa cidade mais nova, talvez sem muralhas e soldados. Tente bloquear esse vai-vem investigativo deles. Sei que é difícil, mas é muito importante.
Vejam essa tela abaixo onde eu usei 3 soldados (sublinhados de vermelho) para impedir a investigação de um inimigo. Está certo que eu já estava na fase final do jogo, já tinha dominado as cidades inimigas que tinham os minerais especiais e apenas queria terminar a construção da nave. Mas serve como exemplo.

Existe um macete simples para investigar o mapa, seus inimigos, e as dead lands. Não gosto muito de citar trapaças, mas... Você está lá pelo ano 1.000 e só desvendou um pedaço do mapa, não sabe de mais nada. Salve o jogo. Agora abra ele novamente. No menu do alto, em manipulação, e marque "see everything". Todo o mapa ficará visível. Dá pra ver todos os inimigos, suas cidades, o que estão produzindo, seus soldados, e, especialmente, as dead lands. Mas é bom saber que nem todas as dead lands terão recursos especiais, só algumas. Agora feche o jogo, sem salvar, e abre a partida salva anteriormente.

Um comentário:

Use o comentário para dar sua opinião, fazer perguntas ou deixar uma sugestão. Obrigado.