terça-feira, 29 de dezembro de 2009

C-EVO Passo a Passo 4

Agora vamos falar um pouco sobre tecnologia. A sua capital já se inicia com o Town Hall construído. Mas as outras não. Então você deve construir o Town Hall logo que puder. No início do jogo, ainda longe dos inimigos, pode ser sua 1ª construção. Depois, em guerra, é melhor pensar em muralhas primeiro. Mas o Town Hall funciona como um centro administrativo, uma prefeitura. Ele aumenta a coleta de impostos e ajuda nos pontos de pesquisa. Seu custo de manutenção é baixo, 1 escudo por turno. Quanto mais Town Hall mais pontos de pesquisa você terá (aquele ícone de tubo de ensaio no alto da tela). Ao lado do tubo você tem o número de pontos por turno e a barra colorida sendo preenchida até terminar a pesquisa corrente. Se a pesquisa consome 90 pontos e você tem 9 pontos por turno, precisará de 10 turnos para completar a tarefa. Fique sempre de olho nos pontos de pesquisa que tem por turno.
Outras construções ajudam mais ainda na ciência: bibliotecas, universidades, laboratórios. E ainda tem o Colégio de Newton, a maravilha que dá um super impulso em sua ciência. Mas o Colégio de Newton só funciona na monarquia, portanto pense bem antes de mudar de governo. Outra maravilha que pode ajudar sua ciência é a Grande Biblioteca. Mas ela só será útil se seus inimigos estiverem com mais tecnologia que você.

Uma outra forma de obter tecnologia é trocando com outros povos. E mesmo essa precisa ser "confirmada" numa pesquisa rápida. Mas trocar tecnologia é uma alternativa péssima. Quase sempre os "amigos" irão oferecer trocas que só interessam à eles. Um exemplo: oferecem poesia em troca da pólvora. Ou oferecem teologia em troca de explosivos. Se você quiser armar os caras...
Agora vamos voltar ao assunto dinheiro X ciência. Eu havia aconselhado mudar o cursor para 10% de impostos e 90% de ciência. Mas suas cidades vão crescendo, você precisa de bibliotecas, aquedutos, portos... No início do jogo dá pra se manter com os 10% e marcando uma cidade ou outra (variando entre elas) para Trade Goods. Mas esse esquema não funcionará eternamente. Quando você entrar no vermelho e precisar marcar mais de 2 cidades para Trade Goods (lá pelo ano 1.500 ou 1.600) é hora de passar os impostos para 20%. Vai prejudicar um pouco a ciência mas isso pode ser recuperado com bibliotecas e universidades. Mais uns 2 séculos e será necessário passar os impostos para 30%. Ok, mas desse ponto não pode passar. Construa mercados, bancos e a Bolsa de Valores para ter fundos. Mas lembre que a Bolsa só será realmente efetiva se você tiver bancos em 4 ou 5 cidades. Ou em todas, de preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use o comentário para dar sua opinião, fazer perguntas ou deixar uma sugestão. Obrigado.