domingo, 26 de julho de 2009

C-EVO e CIVILIZATION

Agora vou comentar um pouco sobre os outros jogos do estilo civilizatório. Eu, assim como muitos outros fãs do gênero, comecei a conhecer o estilo através de Civilization. O primeiro da série. Até hoje lembro da capa e de que paguei 25,00 na época. E isso tem muito tempo. Gostei e acabei comprando o Civilization 2, 3 e outros jogos do mesmo tipo.
Não lembro com detalhes de tudo que ocorria nas partidas da época. Mas, é claro, logo aprendi a vencer, seja pela dominação total, seja construindo a nave espacial e colonizando o espaço. Nesse ponto o Civilization é diferente de C-EVO, pois permite vencer pela conquista territorial, muito mais fácil.
Mas, sempre tem um "mas"... Numa dessas incontáveis partidas descobri algo que me desagradou muito. Civilization trapaceia. Isso mesmo. O jogo conta com vantagens que nós, humanos, não temos. Aconteceu o seguinte:
Eu sempre jogava e salvava a partida após alguns turnos. Certo momento o meu território foi invadido, ao norte do mapa, por mar. Um dos inimigos, usando trirremes, desembarcou vários soldados e começou a atacar uma cidade próxima da costa. E eu tinha vários soldados posicionados um pouco abaixo no mapa. Então eu pensei, vou voltar alguns turnos e movo alguns soldados para perto da cidade que seria atacada. Vale lembrar que meus soldados não estavam na faixa litorânea, visíveis ao movimento dos barcos inimigos. E fiz isso. Então, o inimigo NÃO desembarcou seus soldados na mesma localidade, mas um pouco mais abaixo, onde eu havia ficado vulnerável após movimentar os soldados. Sempre lembrando que os meus soldados não estavam em posição visível aos barcos em movimento.
A única explicação lógica é que a IA sabe de nossas posições e vulnerabilidades. E isso é trapaça.

Um comentário:

  1. xD
    Nós, humanos trapaceamos os AI's, mas no Civilization Original, Os AI's se vingam.

    Baixei o Civilization pro emulador de SNES e é muito bom, mais ainda quando os soldados entram na cidade, que fazem uma marcha xD

    Mas o c-evo tem uma vantagem sobre qualquer Civilization, pode-se botar 14 civilizações inimigas, sendo que no free-civ pode-se botar 30.

    ResponderExcluir

Use o comentário para dar sua opinião, fazer perguntas ou deixar uma sugestão. Obrigado.