domingo, 26 de julho de 2009

C-EVO e CIVILIZATION Diferenças

No mês passado eu baixei e instalei o Civilization 2 para recordar como era o jogo. A primeira partida eu joguei no nível mais fácil e ganhei por volta de 1950. A maior dificuldade foi saber o benefício das Maravilhas e quais as melhores opções de avanços tecnológicos em Civilization. É bem diferente de C-EVO.
Outra diferença considerável é no comportamento dos inimigos (a diplomacia) e a defesa que fazem de suas cidades. É muito mais difícil capturar cidades em Civilization. Os ataques bárbaros também são mais constantes e perigosos. Também percebi que a monarquia não é muito eficiente em Civilization e é bom mudar pro Comunismo logo que possível. Ele elimina a corrupção e o único inconveniente é que os colonos/engenheiros consomem o dobro de comida.
Na minha segunda partida em Civilization 2 eu optei por um nível de dificuldade mediano, o "rei". Os bandos bárbaros aumentam muito, os inimigos ficam mais agressivos e, após a industrialização, a poluição se torna o maior problema. Enfrentei 2 ondas de aquecimento global que praticamente destruiram minhas plantações.
Existem outras coisas que tornam Civilization mais "divertido" de jogar:
A primeira é a atitude dos oponentes. Nessa segunda partida eu estava bem desenvolvido, com cidades grandes e em paz com todos. Daí dois deles ficavam me enviando propostas para declarar guerra a outro oponente, o mongol. E eu negava. Certo momento dois deles fizeram um pacto para conter a minha "agressão". Sendo que eu nunca havia atacado qualquer deles. Um pouco depois, os mongóis, que eram adversários desses dois primeiros, me atacam de surpresa e eu revido o ataque. No turno seguinte ambos assinam um tratado de paz com os mongóis e eu fico como o "bandido" da estória. Nem preciso dizer que depois disso eu virei o alvo principal de todos.
Tudo bem que isso é muita malandragem, mas acaba sendo engraçado. Prefiro isso ao comportamento óbvio e padrão das IAs em C-EVO.
A segunda coisa legal é o comportamento e a utilização de diplomatas e das lindas espiãs. Do meio do jogo pra frente fica muito difícil capturar cidades inimigas sem usar uma (ou várias) espiãs. Elas investigam as cidades, subornam, sabotam soldados, sabotam a produção, envenenam as águas... Uma maravilha. Mas é bom ficar atento pois os inimigos usam essas mesmas armas.
Por último é bom observar que a tomada de cidades em Civilization requer mais soldados e turnos. Elas costumam ser bem guarnecidas e a defesa só pode ser quebrada com vários ataques sucessivos no mesmo turno.

Na próxima atualização vou ver se falo algo sobre Freeciv, que também conheço um pouco.

2 comentários:

  1. Ola,
    Sou viciado em CivilizationII, e estou começando a jogar C-Evo, ele tem suas peculiaridades e e muito bom!
    Tenho uma duvida:
    Como se manda um mensageiro para canversar com outro imperador, que nem eles fazem toda a hora.
    Sempre que começo o jogo depois de um tempo, tipo uns 25, 30 minutos de jogo, uma nação sempre me ataca e perco o jogo sempre!
    o que devo fazer para evitar esse tipo de falencia, normalmente umas 3 vezes ao dia!!!!
    Obrigado,
    Renan

    ResponderExcluir
  2. Eu ja joguei esses jogos ja faz muito tempo!
    Civilization 1,civilization 2,c-evo,freeciv...

    Muita gente não sabe mas também tem o civilization de super nintendo!
    Isso mesmo civilization de super nintendo!

    Também tem o civilizatio de ps1 ps2 xbox360 e etc...

    ResponderExcluir

Use o comentário para dar sua opinião, fazer perguntas ou deixar uma sugestão. Obrigado.