quarta-feira, 31 de março de 2010

C-EVO Problemas da Ofensividade

Nos posts anteriores eu falei sobre as vantagens e benefícios de uma estratégia mais ofensiva, desde o início do jogo. Mas isso nem sempre é tão simples. Um dos motivos é o tamanho do mapa escolhido para a partida. Eu sempre escolho o mapa grande. E assim a distância entre os territórios costuma ser grande. E, sabemos, quase sempre a nossa posição inicial é próxima de um dos pólos.
Numa outra partida (diferente da anterior, com os espanhois, onde iniciei na parte central do mapa) eu comecei perto do pólo norte. Acho que jogava como americano. Iniciei a exploração do mapa e bem lá pro sul, quase no pólo oposto tive contato com os japoneses. Assinei um breve acordo de paz com eles. Só o tempo suficiente para mover alguns militia e guards até lá. Poucos soldados na verdade. Então tentei atacar os japoneses e dominar a primeira cidade. Não deu. Nesta altura os militia não tinham tanta efetividade e os japoneses se defendiam com guards.
Tive que recuar, produzir novos guards e mosqueteiros e iniciar novo ataque. E ainda usava uns 3 soldados para bloquear a entrada dos babilônicos em meu continente (veja figura abaixo). Mas na segunda investida tive mais sucesso e dominei todas as cidades japonesas. A dificuldade maior era a distância, meus soldados levavam muitos turnos até alcançar as cidades japonesas. O segundo problema foi a corrupção nas cidades conquistadas. Sempre opto pela monarquia e cidades distantes da capital sofrem com muita corrupção.
Fica claro que o tamanho do mapa e a quantidade de inimigos (escolhidos ao iniciar a partida) irão influenciar na estratégia. A sua localização no mapa também. Não podemos dizer que existe uma regra geral, aplicável em todas as ocasiões. Mas num mapa pequeno o contato com os inimigos é mais rápido. Não se pode vacilar. Num mapa grande a distância faz com que as ações tenham que ser pensadas com mais antecedência.

Aqui você podem ver como eu bloqueio a entrada de inimigos em meu continente e dificulto um eventual ataque:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use o comentário para dar sua opinião, fazer perguntas ou deixar uma sugestão. Obrigado.