Outras construções ajudam mais ainda na ciência: bibliotecas, universidades, laboratórios. E ainda tem o Colégio de Newton, a maravilha que dá um super impulso em sua ciência. Mas o Colégio de Newton só funciona na monarquia, portanto pense bem antes de mudar de governo. Outra maravilha que pode ajudar sua ciência é a Grande Biblioteca. Mas ela só será útil se seus inimigos estiverem com mais tecnologia que você.

Uma outra forma de obter tecnologia é trocando com outros povos. E mesmo essa precisa ser "confirmada" numa pesquisa rápida. Mas trocar tecnologia é uma alternativa péssima. Quase sempre os "amigos" irão oferecer trocas que só interessam à eles. Um exemplo: oferecem poesia em troca da pólvora. Ou oferecem teologia em troca de explosivos. Se você quiser armar os caras...
Agora vamos voltar ao assunto dinheiro X ciência. Eu havia aconselhado mudar o cursor para 10% de impostos e 90% de ciência. Mas suas cidades vão crescendo, você precisa de bibliotecas, aquedutos, portos... No início do jogo dá pra se manter com os 10% e marcando uma cidade ou outra (variando entre elas) para Trade Goods. Mas esse esquema não funcionará eternamente. Quando você entrar no vermelho e precisar marcar mais de 2 cidades para Trade Goods (lá pelo ano 1.500 ou 1.600) é hora de passar os impostos para 20%. Vai prejudicar um pouco a ciência mas isso pode ser recuperado com bibliotecas e universidades. Mais uns 2 séculos e será necessário passar os impostos para 30%. Ok, mas desse ponto não pode passar. Construa mercados, bancos e a Bolsa de Valores para ter fundos. Mas lembre que a Bolsa só será realmente efetiva se você tiver bancos em 4 ou 5 cidades. Ou em todas, de preferência.
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