quarta-feira, 23 de setembro de 2009

C-EVO Dicas

Nos últimos dias eu joguei 2 partidas de C-evo. A primeira foi muito estranha: ninguém atacava ninguém. Eu ia desenvolvendo meu império e esperando algum ataque e... nada! Meus oponentes também não brigavam entre si. Uma das hipóteses que levantei foi ter usado alguns soldados para bloquear a passagem de soldados inimigos perto do meu território. É claro que existiam outros caminhos mas não foram explorados pelos outros povos. E pude crescer com bastante calma. Só quando precisei de um mineral especial é que ataquei e dominei os romanos. Mais pro final do jogo (enquanto produzia a nave espacial) ataquei várias cidades de outros 2 inimigos. Mas só por diversão, não precisava.
A outra partida foi o oposto. Todo mundo brigando com todo mundo. Fiz umas telas dessa partida e vou publicar em breve.

Umas das variações que andei testando nessas partidas foi a escolha da produção e pesquisa inicial. Antigamente eu produzia Town Guards no início do jogo. Não sei se isso é tão vantajoso assim. Os Militia possuem até mais poderio e custam a metade para serem produzidos. E também não necessitam de sustento até o número deles ser a metade do tamanho da cidade. Tudo bem que os Town Guards ajudam na "moral" dos habitantes. Mas é pouca vantagem pelo custo que representam.
Outra dica legal é, no decorrer do jogo, ir mudando a cidade natal dos Town Guards mais antigos. Basta mover as unidades para a nova cidade e apertar "h". Isso é interessante quando, por exemplo, você já está produzindo Mosqueteiros nas cidades mais antigas (e maiores) e as novas estão desguarnecidas. Ordene que elas construam Town Hall ou Muralhas e use os Town Guards antigos para a defesa inicial. Mas não esqueça que 1 escudo irá para o sustento dessa unidade.
Outra dica valiosa é não perder tempo pesquisando unidades militares com pouca diferença das antigas. É bom que a unidade militar tenha um upgrade que compense a pesquisa. Perder 3 ou 4 turnos numa pesquisa dessas, quando poderia pesquisar Construção ou Navegação, é uma falha que pode custar caro no futuro.
Outra coisa importante é o micro-gerenciamento das cidades. Se a cidade chegou no tamanho 8 e você ainda não pode construir Aquedutos o melhor é mudar para "mais produção" em lugar de "mais crescimento". Ou então usar o excesso de comida para produzir um novo colono.

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