sábado, 28 de agosto de 2010

C-Evo em Português

C-evo na versão traduzida:

Algumas pessoas estão escrevendo para reclamar que não conseguem a versão "brasileira" do jogo. Eu havia explicado antes mas vou repetir:

1- baixe esse arquivo : http://c-evo.org/files/download.php?brazil.brazil.zip
2- descompacte o arquivo
3- copie a pasta para o diretório onde você instalou C-evo, e onde estão as outras tribos (tribes).

É simples e rápido. Se bem que visualmente os gráficos da versão PT-br são bem fraquinhos. Não recomendaria a instalação; somente para aqueles que sofrem com o inglês.

sábado, 14 de agosto de 2010

Freeciv ou C-Evo

Vou terminar de listar as diferenças entre C-evo e Free Civ. Além de tudo que já falei é bem provável que uma partida em Free Civ leve muito mais tempo para ser concluída. As cidades demoram mais para crescer, as maravilhas também custam mais, o trabalho dos colonos (ou engenheiros) é mais lento, as batalhas são mais longas (para conquistar uma cidade), etc...
Outro problema mais frequente é a poluição. Em Freeciv esse problema é exagerado ao ponto de irritar o jogador. É necessário construir recicladoras o mais rápido possível. E, pra piorar, quando nossa civilização estiver bem desenvolvida há uma grande probabilidade do planeta sofrer com o aquecimento global. Boa parte dos terrenos vira deserto ou pântano e enfrentamos escassez de alimentos.

Outro ponto que me deixou confuso no jogo foi para construir a nave espacial. A gente pode construir componentes, módulos e demais partes. Mas não há explicação alguma sobre quantas ou quais partes precisamos produzir. Pelo menos eu não encontrei qualquer explicação sobre isso. Fui na base do chute.

E ainda há a questão política. Em C-evo eu costumo me manter na monarquia até o final, por causa da ciência ser duplicada com o Colégio de Newton. No caso de Free Civ isso não é possível. A corrupção e desperdício obrigam que a gente mude para outro sistema político. Avaliando todos eu acabei preferindo o comunismo. Só ele consegue frear a corrupção nas cidades mais distantes.
Outra diferença interessante é o maior uso de táticas de espionagem. Em Freeciv as espiãs podem nos ajudar muito antes de atacar cidades ou incitando revoltosos em troca de algum dinheiro. É muito legal isso!