sábado, 31 de janeiro de 2009

C-EVO Recuperando Unidades

Um ponto importante na hora das batalhas é entender que após um ataque as suas unidades precisam se recuperar dos danos sofridos. Elas usam os MPs para a recuperação. E a cada turno recuperam um percentual da força perdida. Se a unidade estiver numa cidade ela irá se recuperar mais rápido que em terreno aberto. Dependendo do poderio de sua unidade, do dano sofrido e da proximidade de inimigos, você deve avaliar se é melhor deixar a unidade se recuperando ou se é mais vantajoso retirar ela da linha de combate. Isso se ela não estiver numa cidade ou base militar.
As unidades navais só se recuperam em cidades. O mesmo se aplica aos aviões. No caso dos aviões é preciso que eles retornem à base após o turno. Quer seja uma cidade, uma base militar ou um navio transporte. De outro modo a unidade será perdida.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

C-EVO Ataque e Defesa

Essa é uma das coisas mais complicadas para os novatos em C-Evo. Eu mesmo me compliquei bastante nas primeiras partidas pois ele tem diferenças em relação a Civilization e Freeciv. O primeiro aspecto que precisa ser compreendido é o número de MP que sua unidade pode usar no turno. As unidades civis vão usar os MP (moviment points) para andar pelo terreno e executar os seus trabalhos. Já as militares usam os MPs para andar e atacar. Mas não é tão simples assim. Mesmo que sua unidade tenha um bom poderio de ataque/defesa. Imagine que você está movendo um navio e no último MP você ordena que ele ataque uma cidade ou unidade militar inimiga. Ele irá atacar com apenas 50% de força. Mesmo que vença a batalha terá danos maiores do que atacando com 100% de força. Talvez seja o caso de esperar o próximo turno antes de ordenar um ataque.
O mesmo se aplica nas batalhas terrestres. Ainda mais que nestes casos o fator terreno irá influenciar nas batalhas. Um soldado posicionado numa montanha irá se beneficiar da altitude ao lutar contra um inimigo. Isso imaginando que o inimigo está num terreno mais baixo; se estiver em outra montanha a situação se iguala. As colinas também são boa opção de posicionamente. Logo abaixo ficam as florestas e pântanos.
Se existir um pequeno espaço de terra (não maior que 3 quadrados de circunferência) e que está sendo usado por algum inimigo para enviar soldados e te atacar, uma boa ideia é construir uma fortaleza (com um engenheiro) e colocar uns 2 ou 3 soldados na posição. Mas não esqueça de proteger o engenheiro enquanto ele executa a obra. Se a fortaleza for construída numa montanha é muito melhor. Mas isso não impedirá o oponente de buscar novas rotas para atacar.
Outro aspecto que precisa ser observado é o ataque duplo ou triplo. Muitas vezes o inimigo irá atacar uma unidade sua com 2 ou 3 soldados. Os primeiros irão morrer e causar algum dano em sua unidade (um navio por exemplo). Mas o terceiro talvez consiga destruir seu navio. É uma tática meio kamikaze, mas bastante comum quando suas unidades são muito mais fortes que as do inimigo. Só recomendo que se use o mesmo expediente para salvar uma cidade. Nesses casos é aceitável perder uma unidade mais fraca num ataque suicída.
Outra questão importante é escolher a forma correta de atacar. Imagine que você tem uma cidade nova e ela ainda não está bem protegida. Você ainda precisa de alguns turnos para concluir a muralha e mover uma infantaria forte para defender a cidade. Imagine então que surge um cavaleiro inimigo, com bom poder de ataque, partindo para atacar a sua cidade. Você conta com um lanceiro (fraco) e um mosqueteiro com poderio mediano. Se você usar o lanceiro para o primeiro ataque ao cavaleiro, ele será derrotado e deixará o cavaleiro com 80% de força, por exemplo. Então você usa o mosqueteiro para outro ataque e ele perde, deixando o cavaleiro com uns 20% de força. E o cavaleiro irá tomar sua cidade. Talvez fosse melhor atacar primeiro com o mosqueteiro, que mesmo perdendo a batalha iria deixar o cavaleiro inimigo com 40% de força. Daí o lanceiro poderia enfrentá-lo e até vencer. É claro que isso é só um exemplo rápido. Não usei cálculos precisos pois os valores das unidades e as condições do terreno terão influência total na disputa. É só uma dica de como e quando usar suas unidades.
Finalmente, lembre-se que quando estiverem 2 ou mais unidades num mesmo quadrado (tile) a unidade com maior poder de defesa será usada pelo jogo para defender o terreno. Caso essa unidade seja derrotada todas as demais serão perdidas. O mesmo se aplica quando você atacar um terreno com 2 ou mais unidades inimigas. Se você derrotar a defensiva irá destruir todas as outras. Essa regra só não é aplicada ao se atacar cidades. Nesse caso cada unidade precisa ser destruída individualmente.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

C-EVO Diplomacia

Um dos principais defeitos em C-Evo é a diplomacia. Isso jogando com a IA padrão. Quase não há nada para se negociar. O oponente "guerreiro" irá logo partir para o ataque. O segundo, mediano, fará um acordo de paz e logo após irá romper e se voltar aos ataques. O terceiro, científico, irá sempre tentar trocar tecnologias que somente o beneficiam. Irá oferecer, por exemplo, trade em troca de gunpowder (pólvora). Se alguém for estúpido o suficiente para aceitar essas trocas é bom se cuidar pois irá sofrer com unidades inimigas cada vez mais fortes. Lembre-se que as alianças não são eternas. E o objetivo de todas as IAs é conquistar o seu império.
Uma boa estratégia é tomar a dianteira nas negociações. Fique atento aos movimentos dos oponentes e acabará por descobrir quando pretendem romper um acordo e partir pra guerra. Existe um truque que permite ver o que eles estão fazendo mas isso fica mais pra frente. Ainda mais que não gosto muito de usar este tipo de expedientes.
Uma dica importante é usar a opção "save" para evitar ser surpreendido por ataques repentinos. Se isso acontecer, salve o jogo e abra novamente recuando uns 3 ou 5 turnos. Muitas vezes isso me ajudou a evitar a captura de alguma cidade minha. Se nem voltando 5 turnos (o jogo permite recuar até 50) você consegue rearrumar suas tropas é sinal que está jogando errado e a derrota se aproxima.
Outro detalhe: ao encontrar um oponente pela primeira vez surge aquele aviso de "agora temos contato com tal civilização". Muito bem, normalmente o oponente irá tentar um contato diplomático. Se ele não fizer, tente você. Caso ele não aceite conversar é sinal que irá atacar no próximo turno. Fique atento.
De resto não há mais nada em diplomacia. Estou até pensando em sugerir ao Steffen que abra novas opções de acordos numa próxima atualização. Algo como um cessar-fogo em troca de algum recurso mineral importante; aqueles que permitem construir a nave espacial. Ou então um acordo no estilo "rendição militar". Neste caso eu pouparia a invasão ao inimigo e ele ficaria impedido de construir qualquer unidade militar no período. Acho que coisas assim tornariam a diplomacia mais interessante.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

C-EVO Construindo Maravilhas

Um dos pontos mais interessantes de C-Evo é a construção de Maravilhas (Wonders). Elas não servem apenas para enfeitar a cidade e aumentar a felicidade do povo. Não!! Elas são fundamentais para o seu crescimento e supremacia.
A medida que você descobre novas tecnologias se abre a possibilidade de construir mais e mais maravilhas. Algumas são muito importantes e devem ser construídas logo que possível - lembre que seus oponentes também querem o mesmo. Outras são menos importantes e podem ser deixadas para mais tarde. É bom notar que a primeira civilização que completar a maravilha é quem irá utilizar a mesma. Se alguma outra estiver no meio da construção terá que abandonar a obra. Por isso é bom iniciar a construção de maravilhas em cidades maiores e com boa quantidade de materiais disponíveis.
Uma das primeiras maravilhas que tento construir é o Colosso de Rodes. Ele irá reduzir o custo de produção das próximas maravilhas em 25%. E isso é uma grande ajuda no início do jogo. Mas existem outras maravilhas úteis:
1- Hanging Gardens: permitem transformar desertos em terras férteis e que suas unidades se tornem imunes aos terrenos hostis.
2- Great Wall: equivale a ter uma muralha em todas as cidades daquele continente.
3- Sun Tzu: permite habilidades especiais para suas unidades militares. As opções irão aparecer no Design das unidades.
4- Great Library: terá terá acesso a tecnologias que os outros povos já possuem. Só é importante no começo do jogo e se você estiver tecnologicamente atrasado.
5- Magellan's Expedition: irá aumentar os MP de suas unidades navais.
6- Newton's College: se estiver sob a Monarquia (meu sistema preferido) irá aumentar o desenvolvimento científico em suas cidades. É muito interessante usar essa combinação.
7- Estátua da Liberdade: irá equilibrar a produção em suas cidades. Assim que estiver concluída você já vai notar um aumento de produção e mais receita em seus cofres.
8- Torre Eiffel: ela previne que certas maravilhas expirem. É muito importante terminar essa maravilha logo.
9- Hoover Dam: equivale a uma hidrelétrica em todas as suas cidades. Mesmo que elas não possuam rio.
10- Stock Exchange: essa não é exatamente uma maravilha. Mas a Bolsa de Valores irá aumentar a sua receita com mercados e bancos. Você terá muito mais dinheiro após terminar ela.

Considero essas as principais maravilhas. Mas isso não impede que você construa todas as outras.

C-EVO Movimento das Unidades

Todas as unidades (civis ou militares) possuem uma quantidade máxima de movimentos (MP - moviment points) por turno. Normalmente eles podem se mover apenas 1 quadrado (tile) por turno. Uma exceção é o engenheiro, que possue 3 MP. É claro que não estou levando em conta a existência de estradas e ferrovia neste solo. Mas outro fator que afeta o movimento das unidades é o tipo de solo. As montanhas ou os pântanos irão consumir mais MP para serem atravessados. Da mesma forma que as planíces, pradarias e tundra irão exigir menos MP.
No caso de unidades civis não há muito a fazer para mudar isso. Somente construir estradas e ferrovias. Os MP são usados na construção que seus settlers e engenheiros estão fazendo. Por exemplo, o engenheiro possue 3 MP por turno e vai realizar uma obra que custa 12 MP. Ele irá terminar o trabalho em 4 turnos. Já as unidades militares podem ter mais MP ao se configurar o Unit Design. Você pode usar 1 ou 2 pesos para que sua unidade tenha mais MP. Se bem que isso irá representar menos pesos para se usar em ataque e defesa. No início do jogo, caso deseje, pode-se criar uma unidade rápida, para vasculhar o mapa e até um ataque se encontrar um inimigo mais fraco. Se bem que isso é dispensável na minha opinião. Existem outras formas para fazer isso e é melhor criar unidades militares fortes, mesmo que mais lentas. Lembre que o foco inicial é mais defensivo. Você precisa primeiro defender suas cidades. Mais pra frente, quando tiver muitos pesos para usar nas unidades, é bom ter um avião com velocidade dupla.

Mas, já que estamos construindo unidades com poucos MP, temos que tomar cuidado ao posicionar as unidades no mapa. A sua movimentação será lenta e você deve ter cuidado para não ser atacado de surpresa por unidades inimigas. Lembre que montanhas, colinas e florestas lhe darão pontos extras ao atacar ou se defender. Mas esse assunto fica pra um outro dia.

sábado, 24 de janeiro de 2009

C-EVO a Pesquisa

Logo que se inicia o jogo você será perguntado sobre qual tecnologia pesquisar. Seu império está apenas começando e seu conhecimento é praticamente nulo. Minha recomendação é iniciar pelas tecnologias mais simples: Horseback Riding, Warrior Code, Wheel, Bronze Working e Masonry para poder construir as muralhas que defenderão suas cidades. Lembre que um shift+click no nome da tecnologia irá abrir uma ajuda com a descrição do avanço e o que ela possibilita. Logo após é bom pensar num avanço militar pois os Town Guard não são grande coisa e algum inimigo pode se aproveitar disso. Na tela de avanço militar você terá os ícones de um peso e eles representam o quanto de material você tem para gastar no design da unidade. Com 3 pesos pra ataque e dois pra defesa dá pra produzir uma unidade com poderio 24 de ataque e 18 de defesa. Essa unidade é suficiente no início do jogo para defender suas cidades. Mais pra frente, com a descoberta de Iron Working e da pólvora, dá pra produzir uns mosqueteiros com poderio 50/25 ou até mais.
Mas a pesquisa deve continuar. Tente descobrir Pottery para construir celeiros. Com a descoberta do Ceremonial Burial e Politeísmo se abre a possibilidade de pesquisar a Monarquia e mudar o seu sistema de governo. Até o presente momento você governa sob o Despotismo e esse sistema é o pior de todos.
Tente equilibrar as pesquisas que trazem avanços militares (pólvora, iron working, mobile warfare, etc...) com aquelas que permitem novas construções e o desenvolvimento das cidades (trade, railroad, currency, etc...). Isso sem esquecer de certas pesquisas que permitem construir algumas Maravilhas e estas podem ser muito úteis.
Uma dica legal é não perder muito tempo pesquisando vários modelos de unidades militares no começo do jogo. Isso irá consumir tempo e recursos e deixará que os oponentes lhe ultrapassem. Um ou 2 modelos militares com bom poder de defesa são suficientes para garantir a segurança de suas cidades. Mais pro meio do jogo, quando puder produzir artilharia, navios cruzadores e até aviões, aí sim é hora de variar suas unidades.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

C-EVO Solo e Recursos

Os melhores solos para produzir comida são a planíce (quadrado com um verde mais escuro), a pradaria, e por último a tundra, próximo dos pólos. Você deve irrigar estes quadrados para melhorar a produção de alimentos. Quando tiver a tecnologia necessária pode transformar esse solo em farmlands.
Nas regiões de montanha e colinas é melhor optar por mineração. Especialmente se a montanha possuir algum minério.
Nas partes em que há florestas você tem 2 opções:
1- Se a floresta possue um recurso especial é melhor mantê-la e apenas melhorar a produção com estradas e depois com ferrovias.
2- Se a floresta não possue nenhum recurso especial, e você precisar de terras cultiváveis, é melhor remover a floresta e transformar o solo em farmland.
Nas regiões desérticas a coisa complica. Se o solo possue o recurso especial (petróleo), você pode construir uma mina. Se tiver um oásis pode-se irrigar. Caso contrário, se tiver construído os Jardins Suspensos, os seus trabalhadores poderão transformar o deserto em terra irrigável.
Em locais onde você tem muitas montanhas e pouco terreno fértil uma opção é usar engenheiros para transformar as montanhas em colinas e estas em terreno plano. Mas esse solo levará muitos turnos para ser um terreno cultivável.
Nas regiões polares a melhor exploração é por meio de minas pois a produção de alimentos é muito pequena.

(na tela temos alguns recursos circulados e os tipos de solo. Fiz a captura enquanto me preparava para atacar os franceses. Já foram conquistados)


Mas, em qualquer caso citado, nunca esqueça de construir estradas e ferrovias. Elas são fundamentais para mover suas unidades e para aumentar a produção de recursos.
Fazendo tudo isso as suas cidades irão crescer e produzir bastante.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

C-EVO Comandos e Reports

Um ponto muito importante é entender os comandos que você pode dar para suas unidades e analisar as informações dos relatórios que pode consultar. Existem 3 menus disponíveis:
1- No topo da sua tela, onde há o logotipo do jogo. Lá você tem as opções de macro gerenciamente e manipulação. Não há muito para se definir por lá. A não ser que você já tenha bastante experiência e deseje variar um pouco. Logo depois, ainda no alto, você tem o ano em que está, o total de dinheiro em seu tesouro e quanto está ganhando (ou perdendo) naquele turno. Mais pra direita você tem a tecnologia que está pesquisando e quanto falta, em research points, para completar a pesquisa.
2- No rodapé, ao lado do mini mapa, você tem a unidade ativa e os comandos possíveis. Ao lado você tem a imagem do solo/oceano onde ela se encontra. Não vou explicar em detalhes sobre todos os comandos. É melhor você clicar no ícone do martelo, na exclamação ou no livro que terá todos os detalhes e opções.

3- No canto direito do rodapé, o ícone do palácio. Aqui tem muita coisa. Você pode definir a taxação de impostos. Não recomendo que mude isso por enquanto, dá pra se ajeitar com a taxação padrão. Também tem as telas de diplomacia. Você pode tentar um diálogo com todas as nações com quem tiver contato. Não que isso ajude muito, as IAs são pouco receptíveis ao diálogo. Somente conversam quando é algo do interesse deles. Você também pode ver o seu relatório militar, com as informações sobre cada unidade que tem e as que pode construir. Há também o relatório militar das unidades inimigas. Mas somente daquelas com as quais já tenha tido contato. Há ainda o chart. Nele você tem um quadro comparativo entre o seu império e os demais com quem tenha contato. Há vários charts: de população, militar, cultivo, tamanho do território, exploração... Isso é muito importante para comparar o seu desenvolvimento com o dos oponentes. Finalmente, quando já tiver a tecnologia espacial, você terá a opção de ver a sua spaceship e quantos componentes já tem ou faltam.


Uma dica importante: veja sempre a configuração das unidades inimigas. Veja o poderio de ataque e defesa delas. Assim saberá se as suas unidades podem enfrentá-las e se precisa pesquisar unidades mais fortes.
Mais uma dica: na tela de diplomacia entre em diálogo com um oponente. Clique em "pedir tecnologia" e depois na tecnologia que você irá oferecer em troca. Não que você vá realmente fazer a troca. Isso raramente é vantajoso. Mas é um meio de saber quais tecnologias o oponente já tem e quais lhe faltam. Lembre-se que a informação é um ponto decisivo. E você precisa ser mais esperto que as IAS.

C-EVO Entendendo as IAs

Oi. Acho que a maior dúvida de todos que entram neste blog é sobre como crescer e ganhar o jogo. Não existe uma resposta fácil ou uma fórmula mágica. O ponto fundamental é o equilíbrio. Não adianta focar somente em supremacia militar, em pesquisa ou em cidades grandes. É preciso cuidar de todos os aspectos pois eles estão interligados. Uma pesquisa avançada irá abrir possibilidades de cidades maiores e unidades militares mais fortes. Cidades grandes irão suportar as unidades e produzir mais unidades. Unidades militares fortes irão garantir seu império e permiter que ataque os outros. Só assim você poderá vencer.
Eu já joguei C-Evo várias vezes. Perdi a primeira partida, obviamente. Uma outra fui muito focado em expandir novas cidades e acabei deixando elas desguarnecidas. E um inimigo começou a capturar as cidades. Este jogo ainda tenho salvo e talvez tente consertar o erro. Todas as outras partidas eu consegui vencer. Basta entender os conceitos do jogo, o comportamento dos inimigos (IAs) e equilibrar as ações.
Normalmente eu jogo contra 4 IAs e tenho uma teoria para explicar o comportamento de cada uma:
1- Primeiro oponente. Esse costuma ser o guerreiro. Vai te atacar logo que encontrar suas cidades. Não há possibilidade de diálogo ou diplomacia com ele. Se ele não dominar suas cidades no começo do jogo irá pesquisar a Teologia e depois o Fundamentalismo. No Fundamentalismo a pesquisa é reduzida, não há corrupção e o custo das unidades é zero. Então ele irá se concentrar em produzir mais e mais unidades e lhe atacar massivamente. Tente suportar o ataque inicial e pesquisar unidades mais fortes. Logo as unidades dele serão batidas com facilidade e você poderá atacar suas cidades.
2- O segundo é mediano. Ele fará um acordo de paz e irá manter um diálogo sempre querendo trocar tecnologias não-militares por suas militares. Não aceite. Ele irá fundar um pouco mais de cidades e investir mais em pesquisa se comparado com o primeiro. Mas logo irá mudar o governo para Fundamentalismo e adotar a mesma estratégia de ataques massivos. Esse irá dar mais trabalho para ser derrotado.
3- O terceiro é o tecnológico. Esse vai lhe propor cessar-fogo e talvez uma aliança. Ele se concentra mais em descobrir novas tecnologias. Você ficará assustado com tantas tecnologias que ele possue em tão pouco tempo. Mas ele provavelmente mudou a taxação de impostos (para menos) e concentrou seus recursos em pesquisa. Tenha calma. Use edificações adequadas (bibliotecas, universidades, laboratórios) e o Colégio de Newton (com a Monarquia) para ultrapassá-lo.
4- O distante. Esse, até por estar numa posição mais distante no mapa, você só deve encontrar mais pro meio do jogo. Ele terá mais cidades que os anteriores e um desenvolvimento mediano. Talvez aceite um acordo de paz mas ele ficará desconfortável se você crescer muito e acabará lhe declarando guerra.

Basicamente é isso. Se você usar a mesma estratégia que as IAS, militarista por exemplo, uma outra irá lhe vencer por ter mais pesquisa ou mais produção. Entenda que o melhor caminho é a moderação.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

C-EVO Tela das Cidades

Agora vamos tratar de um assunto crucial: suas cidades. Elas são a chave do seu sucesso. Nelas você terá recursos para manter suas unidades (militares ou civis), incrementar a pesquisa, e obter dinheiro. Lembre-se que as unidades (assim como as construções) têm um custo de manutenção por turno. Um settler custará um escudo e um alimento por turno. Imagine que você tenha 2 settlers e 3 soldados sustentados por sua capital. Somente a sua manutenção irá consumir 5 escudos e 2 alimentos. Isso sem falar na alimentação dos cidadãos da cidade e nos escudos para manter certos prédios. Vamos supor que essa cidade esteja produzindo 10 escudos por turno - sem corrupção. Você terá apenas 5 escudos restantes para produzir uma muralha ou um celeiro.
Sem cidades grandes e ricas você não terá unidades suportadas e nem tecnologia para desenvolver seu império. É o caminho para a derrota. Mais pra frente vou falar sobre a melhor forma de fazer as cidades crescerem. Agora vamos ver a tela de uma cidade (clique nela e use shift+clique para ter informações sobre qualquer unidade ou construção).
Você terá algo parecido com isso:

1- Os quadrados mais claros mostram a área utilizada pela cidade. Nela serão explorados os recursos existentes. Tanto em terra quanto no mar.
2- Mostra o número de cidadãos "desocupados" e que serão usados no controle para diminuir a insatisfação e uma possível revolta.
3- Aqui você tem informações sobre a saúde do povo, a moral e controle exercido. Dificilmente haverá problemas nessa parte. Ao contrário de Freeciv, a insatisfação é incomum em C-Evo.
4- Nessa parte você tem a quantidade de alimentos, o consumo e o excesso (surplus). Também mostra se o celeiro está sendo preenchido. Assim que o celeiro lotar você terá um novo cidadão. Se, ao contrário, houver falta de comida (lack) você poderá perder um habitante. No botão 9 você poderá gerenciar a produção de acordo com seu objetivo e necessidade. Caso haja excesso de comida e você precise de mais escudos, pode alterar o "maximize growth" para "maximize production".
5- Aqui você tem a produção de material (escudos) e seu uso. No exemplo está sendo construída uma Biblioteca com 7 escudos por turno até alcançar os 80 necessários.
6- Nesse local você tem a figura do que está sendo construído e no saco de dinheiro (logo acima) você pode usar sua grana para completar a produção caso deseje. Tenha cuidado ao comprar construções. Sempre pode haver uma necessidade mais urgente (militar) e você pode estar sem dinheiro então.
7- Aqui você tem um mini mapa da cidade, as construções já existentes e as unidades presentes e suportadas.
8- Os números de comércio e pesquisa que a cidade gera. Assim como o que se perde com a corrupção. Lembre que após terminar a biblioteca a pesquisa (research) será incrementada nesta cidade. Assim como, se construir um tribunal (courthouse) a corrupção será reduzida.
9- Esse botão serve para você definir a prioridade da cidade. Se quer incrementar o crescimento, a produção de material ou a pesquisa. No início do jogo é recomendável que se priorize o crescimento. Imagine que sua cidade está em tamanho 8 e você ainda não tem tecnologia para construir um Aqueduto. E você tem excesso de comida. É melhor mudar o comando para aumentar a produção neste caso. Ou então produzir um settler. A produção de settlers irá tomar 2 habitantes da cidade. Por isso nunca construa settlers em cidades menores que 4.

####
Nos comentários o Raphael pergunta como fundar novas cidades e expandir o império. Mova seu settler uns 4 quadros (tile) além de sua primeira cidade. Agora ordene que ele funde nova cidade (settle down). Veja o menu de baixo com as ordens possíveis para cada unidade. O trabalho irá levar uns 2 ou 3 turnos. Assim que possível produza novos settlers em sua cidade anterior. Mais pra frente irei explicar melhor as funções dos settlers. Para expandir... Isso também vou explicar mais pra frente. É bem complexo e você terá que entender vários mecanismos no jogo.

C-EVO Objetivos no Jogo

Olá. Não é que na correria eu acabei esquecendo de falar sobre os objetivos do jogo! Vacilo. Mas alguém vai me dizer que é simples: basta acabar com os inimigos. E eu digo que não é bem assim. Claro que você pode e deve liquidar as outras nações. Mas para vencer mesmo é preciso construir a spaceship, nave espacial. E para realizar essa operação é necessário ter a tecnologia espacial e os componentes da nave. E esses componentes só podem ser construídos em cidades que possuam os minerais especiais: urânio, cobalto e mercúrio. E, na atual versão, esses minerais se encontram nas regiões próximas aos pólos. Ou então nas "dead lands", onde há um ícone de caveira no terreno. E isso complica bastante a vitória. Normalmente estes recursos especiais estão localizados em regiões distantes e ainda não exploradas. Um outro problema é que você só conseguirá visualizar esses minerais quando alcançar a Idade Moderna.
Outra coisa que preciso falar é que o jogo não permite trapaças (cheats). Bem diferente da maioria dos jogos atuais onde todo mundo se vicia em cheats. Mas o jogo permite algumas opções de manipulação, basta ir no menu do alto e escolher quais deseja. Você pode escolher "ver tudo" ou "concluir as construções ao final do turno", por exemplo. Mas, detalhe fundamental: isso irá valer também para os outros jogadores (IAs).
Mais uma coisa para se anotar: o jogo é em turnos, mas não é preciso clicar sempre em "end turn". Depois que você efetua seus movimentos o jogo automaticamente vira o turno e recomeçam os movimentos. As IAs sempre começam primeiro, mesmo que você não veja seus movimentos. Se alguma nação for sua aliada você verá os movimentos dela. E ela verá os seus.
Pra terminar: o criador do jogo (Steffen) diz que todos os jogadores têm o mesmo objetivo. Mas não é bem assim. O seu objetivo é construir a nave espacial. O objetivo das IAs é... É acabar com você. Pois aí o jogo termina. E eles não terão que construir nave alguma.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

C-EVO Primeiro Mapa

Ao iniciar o jogo você terá a primeira cidade fundada, um settler (trabalhador) e quase todo o mapa oculto. Clicando na sua cidade (capital) você irá definir a produção. Como ainda não tem muitas opções escolha um Town Guard. Também será perguntado sobre qual tecnologia irá pesquisar. Eu costumo iniciar com HorseBack Riding (montaria), Warrior Code (código guerreiro) e Wheel (roda). Depois vou para Masonry e Military Research para criar uma unidade mais forte que o Town Guard.
No início mova seu settler para uma terra fértil (dentro da área de sua cidade) e ordene que ele faça irrigação. Enquanto isso pegue o Town Guard e mande ele andar pelo mapa para clarear as áreas ocultas e escolher novo local para fundar a sua segunda cidade com o settler que está trabalhando no momento.
Mais pra frente irei falar sobre os movimentos das unidades e como configurar a produção nas cidades. Agora vamos focar no assunto mapa. Fiz uma tela mostrando um game que iniciei:

Reparem que eu já tinha a segunda cidade fundada, um settler trabalhando a terra e dois town guard vasculhando o mapa. Olhem o mapa que eu tinha:
Floresta densa ao norte, oceano no leste, altas montanhas no oeste e desertos ao sul. Tudo bem que dá pra trabalhar muita coisa no solo mas esse tipo de mapa é terrível. Levaria muito tempo e muitos settlers para arrumar tudo. Fechei o jogo e iniciei outro. E recomendo que façam o mesmo num caso semelhante.

C-EVO Iniciando o Jogo

Olá. Agora vamos começar a jogar C-Evo. Estou preparando as instruções imaginando um leigo no jogo. Mais pra frente vou aprofundar as dicas e táticas.
Bem, fiz uma tela mostrando as opções que você terá logo que carregar o jogo. 
MAPA: para iniciantes recomendo um mapa com tamanho 100% e uns 50% de terra. Quem já tiver experiência pode aumentar o mapa.
Se você tiver um pouco de paciência ainda pode escolher o "map editor" e criar o seu próprio mapa. Não é difícil.
OPONENTES: creio que 4 é uma boa. Se você for muito inexperiente pode baixar para 3 ou 2.
DIFICULDADE: Quem é novato deve escolher a opção "beginner". Com o passar do tempo pode ir para "easy", "moderate" e assim por diante. Nunca joguei no modo "insane" mas, pelo nome...
Aqui você ainda pode clicar em "free player setup" e configurar cada oponente individualmente.
Note que a diferença nos níveis irá afetar o custo das unidades e construções e no comportamento (mais agressivo) das IAs.
FINAL: no botão "end" você define o ano em que termina o jogo.
CARREGAR JOGOS: em "earlier books" você carrega jogos que tenha salvado.


Basicamente é isso que pode ser configurado. Na tela seguinte você escolhe uma nação e começa a jogar.

sábado, 17 de janeiro de 2009

C-EVO baixando e instalando

Mas vamos ao assunto principal aqui: jogar C-Evo. 
Download: recomedo que se faça sempre o download no site do criador (Steffen). A versão estará sempre atualizada e você ainda pode baixar IAs (inteligências artificiais), mapas, tribos, etc...
Link: http://c-evo.org/files/download.php
Caso o link esteja errado entre no site do jogo e procure na seção FILES.
No site você também pode baixar o pacote com a tradução para o português, caso tenha dificuldades com o inglês. 
Uma boa opção é baixar também a tribo "brasileira" para jogar com o Brasil. Infelizmente os gráficos da versão brasileira são muito ruins.
Não recomendo muito que baixem o jogo por sites de download pois as versões costumam estar desatualizadas e as informações também.

Agora basta instalar o jogo. Pronto? Então gaste uns minutos lendo o texto "Help" que acompanha o jogo. Use um tradutor se não souber inglês. Não adianta muito começar a jogar se não conhecer os fundamentos e a forma de jogar. Se já estiver familiarizado com jogos tipo Civilization, pode iniciar a primeira partida.

Na próxima postagem vou tratar da primeira partida. Agora vai começar a diversão.

Jogos de Estratégia

Os jogos de estratégia (em tempo real ou em turnos) foram uma febre nos anos 90. Vários títulos lançados, milhões de fãs e muitos milhões de games vendidos. Ficavam no mesmo nível dos jogos de ação ou de esporte. Com o passar do tempo (e a mesmice) o estilo foi decaindo até a situação atual, onde quase não se acha nada de novo ou de interessante. O pouco que se cria hoje é para rodar no navegador. E, meu ponto de vista, é muito chato jogar pelo navegador.
Talvez o maior nome do mundo dos jogos de estratégia seja Sid Meier, criador de clássicos como Railroad Tycoon (simulador de ferrovias) e Civilization. E o C-Evo ou Civ Evolution é baseado no Civilization. Não inteiramente igual, mas seguindo as principais características e a mesma jogabilidade. E praticamente todos os jogos de simulação ou de estratégia se baseiam (mesmo de leve) nos clássicos de Sid Meier.
Já joguei muitos jogos do estilo. Os já citados e vários outros. Alguns bons, outros sofríveis. E atualmente é quase impossível se encontrar um bom título no gênero. E, pior ainda, os antigos jogos não são compatíveis com os sistemas operacionais mais modernos. Daí resta jogar o pouco que sobrou.

C-EVO Introdução

Olá mundo. Estou criando este blog para abordar os jogos de estratégia baseados em turnos. Mais precisamente o C-EVO. Não que não sejam tratados outros jogos de estratégia ou de simulação. Mas o foco principal é C-EVO. E os motivos são vários:
- É um freeware
- É pequeno - perto de 2.5MB
- É complexo o bastante para dias e dias de diversão
- Pode ser jogado até em computadores velhos e de configuração simples.
- Ainda não foi abandonado pelo autor como ocorre com outros jogos do gênero.

Para quem não conhece o C-EVO (ou outros jogos semelhantes) já adianto que ele não é um primor de gráficos e sons. O foco maior é no desafio e na jogabilidade. É preciso pensar antes de executar. Se você prefere atirar e correr existem outros games mais indicados. O interesse aqui é por estratégia. 
Vou usar o blog para mostrar a melhor forma de jogar, dicas e campanhas vitoriosas. Se alguém tiver uma dúvida pode usar os comentários para deixar sua questão. Assim como pode indicar outros jogos do mesmo estilo para que mais gente possa conhecer. Se você quer mostrar suas campanhas ou passar algumas dicas é melhor um contato por email. Conto com a participação de todos para compartilhar experiências e desvendar os segredos deste jogo.

E, finalmente, recomendo a todos que leiam este blog do final para o início para facilitar a compreensão.